O que é?
RONCO
É a vibração exagerada dos tecidos da garganta provocada pela passagem do ar durante o sono.
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO
O termo “apneia” significa interrupção respiratória, que ocorre quando se tem um bloqueio da passagem do ar pela garganta. Muitas vezes, a pessoa acorda sufocada, o que altera seus batimentos cardíacos, aumentando os riscos de infarto ou AVC.
PRINCIPAIS CAUSAS
- FLACIDEZ DAS MUCOSAS DA BOCA E DA GARGANTA
- OBESIDADE
- OBSTRUÇÃO NASAL
- AMÍGDALAS AUMENTADAS
- ÁLCOOL, FUMO E MEDICAMENTOS
- MENOPAUSA E IDADE AVANÇADA
- COMER EM EXCESSO ANTES DE DORMIR
- ALTERAÇÕES NOS OSSOS DA FACE
- ALTERAÇÕES ANATÔMICAS DE ORIGEM ESQUELÉTICA
- DIMINUIÇÃO DE ATIVIDADE DOS MÚSCULOS RESPONSÁVEIS PELA DILATAÇÃO DA FARINGE.
Como tratamos a Apneia
COMO DIAGNOSTICAMOS O SEU PROBLEMA?
HISTÓRIA CLÍNICA
A triagem é realizada levando em conta o histórico de saúde de nossos pacientes, avaliando tipo de sono, ocorrências, sintomas e queixas para definir o tratamento mais indicado.
EXAME FÍSICO
Esta etapa reúne informações de peso, altura, IMC (Índice de Massa Corpórea), circunferência cervical, assimetria nasal e avaliação intrabucal para criar um mapeamento de cada etapa que compõe o diagnóstico.
TOMOGRAFIA
Trata-se de um exame de imagem realizado por procedimento simples e indolor. Esse exame possibilita a reconstrução em 3D de toda a face com excelente visualização das vias aéreas superiores, o que torna o diagnóstico bastante preciso e seguro.
POLISSONOGRAFIA
A polissonografia, feita por um aparelho portátil chamado DAS – Detector de Apneia do Sono, é um exame feito para detectar irregularidades durante o sono. Os sensores do DAS registram a passagem do ar pelo nariz e pela boca, a oxigenação sanguínea, a frequência cardíaca e as paradas respiratórias durante o sono.
Utilizamos tecnologia de ponta e todos os serviços necessários para um diagnóstico preciso, contando com uma equipe altamente especializada, para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.